quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Concurso do Maranhão

No dia 8 de Outubro de 2009, o Governo do Maranhão laçou edital do concurso para professor e foram oferecidas 5.320 vagas para o ensino fundamental, médio e educação especial. Alegria ou tristeza?Essa foi a mistura de sentimentos que tive ao abrir o edital, pois o salário para professor do 1º ao 5º ano (R$776.12) era metade do que ganharia os professores do ensino fundamental maior e médio. Não que eu ache que tais professores não mereçam esse valor. É mais uma prova da desvalorização do magistério e isso me faz levantar algumas perguntas que não querem calar. E talvez a mais inquietante seja:Quando em nosso pais teremos governantes preocupados com a educação, respeitando e valorizando o professor?
Constantemente ouço e leio reportagens culpando a má formação dos professores pelos problemas das escolas, mas que incentivo nos é dado?
Como se não bastasse o número de vagas para professores do 1º ao 5º ano eram apenas duas, ai vem a revolta, pois sabemos que a necessidade é bem maior. Em fim estava no edital coube a nós aceitarmos.
As provas não poderiam ser feitas na cidade que moramos(Balsas), tivemos que ir para Imperatriz-MA, lá vem despesas com transporte, hospedagem, alimentação. Usarei uma frase de um colega: " professor sofre", o bom mesmo nesse pais é ser politico, aposenta-se com oito anos de trabalho e o salário!!( sem contar que não precisar de grande formação académica, infelizmente).
Após dois meses que aconteceu o concurso o Governo do Maranhão lançou outro edital, agora será um SELETIVO para contratação temperária de professores para rede estadual de ensino, engraçado!! o número de vagas é bem maior que o oferecido no concurso, será por quê? Ah! já sei, o salário é a metade do oferecido no concurso, estão rindo da nossa cara.
Sendo professora da Educação Infantil espero um dia que nos respeitem, assim como a todos os Educadores, será um sonho, uma utopia , talvez, mas não deixarei de acreditar .

Nenhum comentário: