quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

"Tia(o)", "Profe" ou "Proferssor(a)" Que Diferença Faz??

Durante minha vida escolar lá na Educação Infantil chamava minhas professoras de "tia" e por elas tinha um grande carinho. Quando cheguei na faculdade em uma certa aula levantou-se uma discussão sobre esse tema, Professora sim, Tia não, que é tema de uma livro de Paulo Freire onde ele expõe sua concepção para as professoras deixarem de ser "tias", muitos pedagogos(as) defenderam essa opinião de que os alunos deveriam chamar seus professores pelo nome e não por "tia(o)", pois essa expressão é familiar e desvaloriza a profissão professor. Sinceramente respeito a visão de Paulo freire, mas conhecendo e trabalhando em algumas escolas em que ainda existe esse hábito de dizer "tia", não acho que essa seja uma diferença decisiva na determinação da qualidade do ensino. Se, em vez de Maria ou Helena, as crianças chamassem suas professoras de tia Maria ou tia Helena, esse detalhe não seria de forma alguma decisivo para definir um bom ensino ou não.
Mas, grave é a falta de respeito de alguns alunos, que não chamam nem de "tia", "professora" ou "profe", mais usam de palavrões, de violência, isso sim deve ser discutido. Como defendi o educador francês Raymond Fonvieeille, uma das causas da violência e do fracasso escolar é a falta de relacionamento informal entre professores e alunos nas grandes escolas, onde há professores demais e relacionamentos pessoais de menos. Essa falta de relacionamento empobrece todo o ambiente e acaba afetando até a aprendizagem.
Quando encontro meus alunos e eles me chamam de "tia" me sinto feliz e orgulhosa, espero nunca perder essa relação com eles, pois só ajuda o meu trabalho e percebo neles um carinho maior.


Essa foi minha tia Doriam ( 2º periodo)

Um comentário:

Wolber Campos disse...

Olá minha amiga janilde!! Tudo bem?
Que legal ler seus novos textos, meus parabéns! Gostei muito deles.
Isso é uma coisa maravilhosa em escrever, nota-se uma evolução muito bacana em sua escrita desde os primeiros textos. E é assim, só vai melhorando.
Continue assim que vai longe!!
Beijo!