quinta-feira, 25 de março de 2010

Desabafo

Muitas pessoas me questionam por que quis ser professora, uma profissão que é mal remunerada, com crianças e adolescentes sem referencial reflexo da ausência de uma família. Hoje posso dizer que não é fácil, até eu mesmo já me perguntei o que estou fazendo? Será que é isso que realmente quero? Seria eu então mais uma professora decepcionada e frustrada com sua profissão? Com toda certeza digo que NÃO, passado essa angustia, essa descoberta de uma realidade tão diferente das que estudamos na faculdade, das teorias de grandes educadores, me dei conta da grande responsabilidade que tenho com meus alunos, sei que para muitos deles sou um exemplo e muitos em seus sonhos querem ser como a tia Janilde. Dessa forma o mínimo que posso fazer é da o melhor de mim, sem esperar que reconheçam, valorizem meu trabalho, pois faço por eles e para eles. Não posso culpa-los, pelo baixo salário que recebo, pelas péssimas condições de trabalho que enfrento dia a dia. Que culpa eles tem? Eles são mais uma vítima de uma sociedade desigual, e já sofrem tanto pela falta de uma família (sabe aquela que pergunta o que você fez na escola hoje? Que ajuda nas tarefas de casa, que se preocupa, que ama). Assim também como os professores não podem carregar sozinhos esse desafio de transformar o meio em que vive.
Não quero aqui desfazer o trabalho de ninguém, mas já vi e ouvi tantos professores sendo indiferente, sem compromisso com aquilo que um dia juraram fazer, e pior de tudo sem amor pelo que fazem, é mais fácil criticar, buscar culpados, do que fazer o seu papel. Sendo educadora não posso deixar que o pessimismo tome conta de mim, preciso acreditar na educação e principalmente acreditar no meu trabalho. Desculpem aqueles que fazem de conta que ensinam, pois não é esse meu papel, no dia que assim eu agir deixarei de ser professora. Sonhadora? Ah!Quem não gosta de sonhar!Sou feliz quando vejo o crescimento dos meus alunos, quando sinto que pude contribuir para que ele seja uma pessoa melhor.

Um comentário:

Wolber Campos disse...

Que ótimo Janilde!!
Deus queira que todos educadores de nosso país possam pensar como você. Você é um exemplo a ser seguido!
Parabéns!