domingo, 28 de março de 2010

Mal Exemplo

Vitória já presenciou muita coisa em seus trinta anos de sala de aula, mas nada se compara com o fato que está vivendo agora. Professora de matemática ela dá o seu melhor para que os seus alunos aprendam. Em uma turma com quase quarenta alunos e destes, sete com seu mal exemplo estão impedindo que ela e os demais professores desenvolvam seu trabalho. É para se revoltar, falar alto, até mesmo gritar diante da falta de respeito que esses alunos tem para com seus professores. Além das respostas na ponta da língua para alguma reclamação do professor por não estarem prestando atenção na aula, eles ainda fazem pouco mesmo de cada um, não fazem absolutamente nada na aula. Por este motivo seus responsáveis foram chamados na escola para ficarem cientes do que seus filhos estavam fazendo. Para surpresa de todos a avó de um dos alunos chegou na escola e começou a gritar e chamar todas as professoras dos piores nome que vocês possam imaginar, (não citarei aqui por que de tão baixos que são não vale a pena.) ela dizia que seu neto não era o pior, ela gritava...
Vitória e as demais professoras se calaram diante daquela cena, não acreditavam no exemplo que a família daquele aluno dava a ele, foi triste. Aquela tarde perdeu a graça, Vitória se perguntava o erro é meu? Como vou ajudar esse aluno, se em casa ele tem esse mal exemplo?
De que adianta Vitória tentar ajudar aquele aluno, acreditar nele, se a família destroi todo seu trabalho, se ao invés de ajudar está atrapalhando. A familía que é tão importante, que deveria cuidar, dar bons exemplos, está ausente, claro que não se pode generalizar, mas hoje é a realidade de muitas.
Vitória é um nome que criei, mas está história é uma realidade vivenciada por uma professora que conheci a alguns anos.

Nenhum comentário: