terça-feira, 12 de outubro de 2010

Obrigada aos meu professores!!

Tive vários professores em minha vida e é verdade que muitos não portavam esse título , mas outros me ajudaram na construção do que hoje sou. Claro que não lembramos de todos...geralmente lembramos daqueles que nos exigiam mais em termos de desempenho escolar...
O pior é que poucos alunos se dão conta de que aqueles professores que lhes exigem horas extras de estudo são os que realmente irão marcá-lo, irão contribuir na sua futura formação profissional. Pensa-se - equivocadamente - que um professor "bonzinho", que fecha os olhos às "colas" em época de prova, que exige pouca pesquisa é um bom professor.
Lembro-me de um professor de ciências que se chama Marcos , ele era rígido, sempre fazia provas bem difíceis o que me obrigava a passar horas estudando, mas valia a pena só tirava notas boas na matéria dele, já outros que não cobravam e deixam a vontade, sinceramente não me marcaram, não contribuíram para minha formação.
Hoje já com uma longa caminhada de estudos entendo as cobranças de alguns dos meus professores, sei que tudo que diziam era para o meu crescimento profissional e principalmente como pessoa.
Quero através dessas palavras demonstrar minha eterna gratidão a todos aqueles que foram meus professores e que me ajudaram na construção de mim mesma.


Deixo abaixo um texto que considero bastante pertinente e, também, uma homenagem a todos os professores pelo seu dia.

Parábola ao professor

"És o semeador da parábola.
Não te preocupes onde caem as sementes.
Semeia sempre.
A cada um será dado segundo suas obras.
Se tua semente não germina, examina com confiança tuas ações;
Faze tua auto-crítica: reconhece teus enganos; recomeça com teu exemplo, com
humildade, lutando contra os desenganos da vida, semeando o amor, o respeito, a fé, a
confiança no próximo e em Deus.
E se ainda, não brota a tua semente, insista sempre, com paciência, regando com amor a
terra árida da sementeira alcançando o adubo da compreensão, removendo a mata da
discórdia e deixando que a luz do Sol da fé possa trazer seus raios para a floração
perfeita da primavera.
E no fim de cada jornada de trabalho, ora a Deus pedindo-lhe amparo e proteção, para
que tua paciência não falte, para que teu amor não se esgote.
Luta com confiança contra todos os obstáculos que possam surgir na caminhada de
Mestre e Professor." (desconheço a autoria)



Um comentário:

Suedivaldo disse...

Oi Janilde, não te conheso e também não sei se você ja viu o meu trabalho no blog do ibs ou no meu blog. Mas achei muito bacana o seu blog. Parabéns! gostei muito dos seus textos, irei acompanhar sempre. Se você não viu meu trabalho ainda e quizer saber um pouco da minha historia visita lá o meu blog tambem.
http://galeriadephotoos.blogspot.com/

Forte abraço!

Suedivaldo